apoio

Perceção e determinantes de doença em doentes com esclerose múltipla surto-remissão

Perceção e determinantes de doença em doentes com esclerose múltipla surto-remissão

Apesar de decorrer num formato diferente, o MSVirtual2020 vai ser também um espaço de partilha de experiências e de desafios da prática clínica, ao dar a possibilidade de inúmeros especialistas dos mais variados países poderem apresentar os seus trabalhos em formato e-poster. Portugal não foi exceção e, por isso, a News Farma convidou a Dr.ª Helena Felgueiras, do Departamento de Neurologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, para dar a conhecer o estudo que apresentou no primeiro dia da reunião conjunta ACTRIMS-ECTRIMS. Assista ao vídeo.

Vídeo

“Disease perception and its determinants in Relapsing-Remitting Multiple Sclerosis patients” é o título do e-poster apresentado pela Dr.ª Helena Felgueiras, que consistiu num estudo multicêntrico, realizado com o objetivo de “perceber quais os conhecimentos e as expectativas relativas à doença num grupo de doentes com diagnóstico até seis meses”, em comparação com “doentes com diagnóstico até 1-3 anos”.

Para a realização deste estudo, recorreu-se a um questionário de verdadeiro e falso, respondido por 90 doentes. “Percebemos que não haviam diferenças significativas entre os dois grupos, no que se refere, quer aos conhecimentos, quer às expectativas”, afirmou a Dr.ª Helena Felgueiras, acrescentando que em ambos os grupos foi feita a análise a aspetos relevantes como a ansiedade, a depressão e a fadiga. Durante o seu depoimento, a especialista do Departamento de Neurologia CHVNG/E apresentou estes e outros resultados obtidos, assinalando ainda as duas principais conclusões.

sexta-feira, 11 setembro 2020 18:32
Posters


Agenda

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias