apoio

Expert Insight

Mecanismos moleculares e celulares em destaque na sessão de encerramento do MSVirtual2020

“Todos os anos nos surpreendemos com os novos conhecimentos sobre os mecanismos moleculares que são subjacentes à própria doença [esclerose múltipla]”. É desta forma que o Dr. Filipe Palavra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), começa por se referir aos aspetos de natureza molecular e celular, "que ao longo dos últimos meses têm vindo a público" e que foram discutidos na sessão de encerramento do MSVirtual2020. Veja o vídeo da entrevista.

Ver mais

Abordagens terapêuticas da esclerose múltipla

Analisando os principais pontos do programa do MSVirtual2020 sobre a gestão da esclerose múltipla (EM), a Dr.ª Lívia Sousa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), destaca, em entrevista à News Farma, duas abordagens terapêuticas desta patologia, descrevendo ainda os benefícios e riscos de cada uma das opções. Assista ao depoimento da especialista.

Ver mais

Os neurologistas “devem estar alerta para as queixas dos doentes e sinais de EM"

Desafiada a comentar os dados divulgados na sessão plenária “The Multiple Sclerosis Prodrom”, a Dr.ª Lívia Sousa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), alerta para a importância da consciencialização dos sintomas da esclerose múltipla (EM) na fase de pródromo, que “são frequentemente mal reconhecidos e tidos como alterações no foro psiquiátrico - depressão -, alterações cognitivas, levando o doente a ir muitas vezes ao médico anos antes de ser diagnosticado”. Assista ao depoimento em vídeo.

Ver mais

Impacto da COVID-19 nos doentes com EM e receios dos clínicos

De três em três anos, a Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS) e a European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) juntam-se num encontro, no qual divulgam os mais recentes avanços na área da esclerose múltipla (EM). Este ano, face ao período pandémico, a reunião decorre em formato exclusivamente digital com o nome MSVirtual2020. A News Farma falou com a Dr.ª Helena Felgueiras, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, que afirma que, apesar de se ter perdido a interação presencial entre os clínicos de todo o mundo, esta edição “vai permitir que todas as pessoas envolvidas nesta área possam participar no Congresso”. Veja o vídeo.

Ver mais

Agenda

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias